Emagrecimento
Remédio para emagrecer
Sibutramina
Europa proíbe uso de Sibutramina para emagrecer
26 janeiro 2010
0
Amigos esta é de assustar!! Um remédio tão popular no Brasil está proibido na Europa! Os responsáveis pela proibição alegam que a SIBUTRAMINA aumenta problemas cardíacos podendo levar a morte.
No nosso país, que é líder em consumo de remédios para emagrecer, o uso continua liberado... Mas não custa nada repensar sobre o uso.
Segundo a ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária) diz que ainda não é certo que a proibição chegue ao Brasil. Aqui as autoridades ainda vão avaliar o que levou a esta proibição na Europa.
Há uma tendência mundial de fechar o cerco à sibutramina. Relatórios norte-americanos já apontaram que 11,4% dos usuários de sibutramina morreram ou tiveram paradas cardíacas severas.
Um estudo chamado Sibutramine Cardiovascular Outcomes Trial (Scout) foi o que levou a esta proibição. Neste estudo, os cientistas afirmam ter diagnosticado aumento de infartos e derrames entre os usuários de Sibutramina (Foram acompanhados mais de 10 mil usuários!)
A Abbott, empresa que comercializa o remédio aqui disse em nota que “obesos, sem histórico prévio de doença cardiovascular e que não têm conseguido perder peso apenas com dieta e exercícios não correm risco”. Ainda segundo a Abbott, mais de 90% dos pacientes participantes do estudo que resultou na proibição do produto já tinham alguma complicação cardíaca.
É importante lembrar que aqui no Brasil o uso de remédio para emagrecer é preocupante. Somos os campeões no consumo de emagrecedores!! O que deixam os cientistas preocupados pelo fato de que o uso se dá não somente para quem realmente precisa e provavelmente sem prescrição médica.
O grande risco é que o uso prolongado de remédios emagrecedores pode causar dependência, depressão, mau-humor, e danos irreparáveis ao organismo, podendo chegar a matar.
Estejamos sempre alerta!!
Artigo anterior
Próximo artigo