Suplementos alimentares
Antes de comprar suplementos...
19 maio 2011
0
Antes de comprar suplementos alimentares
Sou nutricionista e especialista em nutrição esportiva, trabalho em academias de ginástica há 10 anos. Decidi escrever este texto pois muitas vezes fico assustada com o uso de suplementação alimentar e fitoterápicos. Sou a favor dos suplementos alimentares mas vamos as ressalvas, e estou confiante que meu blog possa ajudar inúmeras pessoas na decisão do uso:
1 – O nutricionista é o profissional mais qualificado para aconselhar o tipo de suplemento que deve utilizar, a quantidade ingerida e a hora em que vai tomar. Nenhum outro profissional calcula dieta para saber a dosagem necessária para você.
2 - Muitas vezes a quantidade descrita no rótulo não é a ideal para você, principalmente quando falamos em hipercalóricos, hiperproteicos e suplementos de aminoácidos, o erro mais comum (99% dos casos) é utilizar uma dose alta demais o que sobrecarrega os órgãos, levando a sérios riscos à saúde.
3 – O que seu amigo(a) usa nem sempre vai funcionar com você, o uso de suplementação deve bater com a sua rotina de vida, peso, altura, necessidades nutricionais, exames e todo seu histórico.
4 – Não misture vários suplementos ao mesmo tempo (a não ser que seu nutricionista tenha definido a necessidade), pois muitos suplementos são a mistura dos mesmos ingredientes apenas com a quantidade elevada de alguma substância que vem supervalorizada no rótulo, aí você poderá está utilizando doses elevadas e repetidas de uma mesma substância, o que é extremamente arriscado.
5 - Nenhum suplemento nutricional irá fazê-lo perder peso se não houver prática de atividade física e mudança de hábito alimentar. Mesmo que a propaganda diga o contrário. Suplementos e fitoterápicos emagrecedores são ótimos coadjuvantes, mas nunca agem sozinhos.
6 – Nenhum suplemento hiperprotéico irá fazê-lo ganhar massa muscular se o programa de atividade física não estiver apropriado para você, sua dieta diária não estiver adequada, os lanches antes e depois da malhação não forem bem planejados.
6 – Suplemento nutricional não é anabolizante, são alimentos e nutrientes em pó, somente isso.
7 – Substituir a alimentação tradicional por Shake (emagrecedores, hipercalóricos, outros) é o mesmo que trocar um belo prato de bife com batatas gostoso e suculento por um prato de bife com batatas em pó sem gosto. Suplementos alimentares são comidas em pó e só são necessários para complementar a dieta (quando a dieta não é adequada ou há dificuldade em adequá-la). Embora seja mais caro, no final das contas você estará comendo a mesma coisa.
8 - Usar suplementos nutricionais não vai fazer você passar mal ou adoecer em pouco tempo, os riscos são a longo prazo, então a história “ Não faz mal, isso é conversa de quem não entende pois eu usei e não senti nada” é um grande engano, pois os malefícios do uso errado podem aparecer só daqui a 10 – 20 anos.
9 – Se o suplemento não for bem ajustado a dieta você pode está jogando seu dinheiro no vaso sanitário ou promovendo o aumento de gordura corporal. O corpo humano é bem seletivo, o que ele não precisa joga fora ou guarda o excesso como gordura.
10 - Como o corpo joga fora ou guarda como gordura os excessos, a prática constante do consumo errado de suplementos alimentares fará o fígado e os rins trabalharem redobrado, daí o grande risco de causar problemas irreversíveis ao seu corpo. Imagine uma máquina funcionando além do seu limite e alguém colocando ainda mais trabalho para ela fazer, o final já sabemos qual é não?
Suplementos alimentares são grandes avanços da ciência nutricional. Batemos palmas a cada nova descoberta e estamos buscando mais aliados à saúde e longevidade do homem, mas lembrando que cada caso é um caso. São maravilhosos, úteis e grandes parceiros da dieta, mas qual o indicado para você? Qual a dose ideal? Qual o seu objetivo? Como estão seus exames de sangue? Como está sua composição corporal? O que é necessário adequar na composição corporal para atingir o seu objetivo? Como é sua dieta? Como encaixar na dieta? Como é sua rotina de vida? Qual a dosagem ideal para seu peso-altura? Qual o horário mais apropriado para usar? Antes de comprar é necessário termos todas estas respostas.
Artigo anterior
Próximo artigo