Consumo de mais de 53g de queijo por dia pode aumentar risco de câncer na bexiga

Segundo dados de um estudo publicado no periódico European Journal of Cancer, o consumo de mais de 53g de queijo por dia por aumentar a possibilidade de câncer na bexiga. Esta quantidade equivale a umas 3 fatias de queijo. Parece um dado até assustador tendo em vista que o queijo representa um alimento saudável e grande aliado das dietas na oferta de proteína, cálcio e vitamina D.

O interessante deste estudo é que também verificou que o consumo de azeite de oliva reduz o risco de câncer na bexiga.
Os Pesquisadores, coletaram dados de 586 participantes de um estudo caso-controle sobre câncer de bexiga e encontraram uma associação inversa estatisticamente significativa entre consumo de azeite de oliva e risco de câncer de bexiga. Também foi observado que o consumo de queijo em excesso (mais de 53 gramas ao dia) pode colaborar para o aparecimento de tumores neste órgão.
Os pesquisadores da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, que realizaram o estudo concluem relatando que o estudo precisa de novas pesquisas para confirmar tal hipótese. Outros alimentos como peixes, frango, ovos e margarina também foram analisados, mas apresentaram resultados pouco significativos.
Consumo de mais de 53g de queijo por dia pode aumentar risco de câncer na bexiga
Efeito Protetor da Dieta do Mediterrâneo